quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Seis sugestões para a noite de São Paulo

Sou fã do Rraurl.com, um site especializado em música eletrônica que não tem similares no país. Por tratar de um universo que é essencialmente de diversão e baladas, ele tinha tudo para ser frívolo e mal escrito, cheio de gírias toscas e totalmente rendido pelos jabás. Que nada: o site tem uma postura crítica muito legal, pautada pelo embasamento e pela sobriedade, com textos muito bem construídos e colaboradores que transbordam conhecimento sobre o que escrevem. Nota-se que é feito por pessoas adultas, inteligentes e esclarecidas (o que é uma bênção, dada a quantidade de bobagens que circulam pela internet). Minhas únicas ressalvas são o nome impronunciável e o tratamento invariavelmente preconceituoso que todos ali dispensam ao progressive house. Mas procuro relevar esses pontos e prestigiar os acertos.

Para comemorar o aniversário de São Paulo, o Rraurl.com saiu do lugar-comum. Ao invés de fazer mais uma homenagem à cidade (eu mesmo já fiz as minhas, em 2005 e 2006), o site arregaçou as mangas e bolou algumas idéias - sérias - para melhorar a noite da cidade. A matéria, assinada por Jade Augusto Gola, olha para 6 focos de vida noturna e propõe intervenções urbanísticas radicais, com alterações no trânsito, policiamento, paisagismo, zoneamento e até impostos. Eu achei algumas propostas viáveis e outras um pouco românticas demais, mas adorei - e ponho a maior fé - na criação das linhas de ônibus noturnas (um absurdo uma cidade boêmia como SP ficar sem nenhum transporte coletivo entre 0h e 5h!). De qualquer maneira, é uma atitude exemplar deixar as eternas queixas de lado e pensar em soluções, fazer algo para mudar o que está aí. O Rraurl.com está de parabéns.

2 comentários:

Anonymous disse...

somente uma pequena correção: existem linhas noturnas de ônibus sim, são em número reduzido, e praticamente restritas às principais vias, mas existem sim!
:)

Thiago Lasco disse...

Anônimo: Pois é, sabe que na semana passada eu descobri, por acidente, UMA linha noturna? A 696P, amarela, que vai do centro até Pinheiros, descendo pela Brigadeiro e voltando pela Consolação. Mas só vi uma única vez...