quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

As tapas italianas do Bottagallo

Continuando a minha missão de investir em bares com boas comidinhas, neste mês fui conhecer o concorrido Bottagallo, no Itaim. Dos mesmos sócios do Astor, Pirajá e Original, o bar serve comida italiana em porções menores, como se fossem tapas. A ideia é que os convivas peçam e dividam vários pratos diferentes (com o cuidado de não perder o controle, senão a conta fica salgada). Chamei um amigo que não vive de dieta e mandamos ver.

Entre as porções, provamos o uovo guido (ovo empanado, mole por dentro, servido com creme de trufas, à esquerda na foto), as costelinhas suínas ao forno (bem gordas, como devem ser), o risoto de queijo burrata (supercremoso) e os nhoques dourados (passados no azeite, com cubos de tomate fresco, ricota e rúcula, perfeitos para o verão). Depois, pedimos dois pratos individuais: ele foi de pappardelle com ragu de costela bovina, e eu investi no tonarelli alla trapanese (espécie de espaguete com bordas quadradas, servido com queijo pecorino, amêndoas, manjericão, alho e tomate fresco).

Foi uma noite bem agradável. O lugar é aconchegante e os garçons, eficientes, explicavam as opções do cardápio com desenvoltura. Gostamos especialmente dos nhoques dourados (que também saem como prato individual) e do tonarelli alla trapanese. Se fosse menos barulhento, o Bottagallo seria confundido com um restaurante. Mas a graça do lugar é justamente essa: oferecer comida italiana sem a caretice de uma cantina. Em porções menores, intercaladas por excelentes caipiroskas, para você passar horas a fio conversando e, quem sabe, flertando com os maurícios e patrícias que enfeitam o ambiente.

[Foto: Revista ÉPOCA São Paulo]

3 comentários:

Anônimo disse...

e os preços darling?

Thiago Lasco disse...

Se não me falha a memória, as "bottas" (porções menores, para dividir) estavam entre R$22 e R$29, e os pratos individuais, entre R$35 e R$50. Mas o site deles tem o menu com os preços.

wair de paula disse...

Eu conheci a Marta Matui por causa do Bottagalo, ela adora o uovo Guido. Eu gosto do lugar, mas acho excessivamente barulhento, e o serviço é bastante irregular - num dia funciona, noutro derrapa feio. Abraços!