quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Oba, começou mais um Mix Brasil

Começa hoje em São Paulo a 19ª edição do Mix Brasil, o festival de cinema dedicado à diversidade sexual. Se hoje a sociedade ainda tem problemas para ver dois homens trocando carinhos na tela, nos primeiros anos do Mix as expressões artísticas da homossexualidade eram ainda mais underground. O festival ajudou a preencher essa lacuna, trazendo referências importantes para um público que começava a se reconhecer e construir sua identidade nos grandes centros urbanos.

De lá para cá, a mostra ganhou espaço e amadureceu, sem perder seu maior mérito, o de ser um panorama do vasto universo LGBT ao redor do mundo. Diferentes culturas, nacionalidades, tribos, épocas e estilos de vida ganham representação nas telas e nos lembram que existem muitas outras formas de viver, amar e se expressar. Nesta edição, chama atenção o grande número de filmes que retratam a transexualidade, ilustre desconhecida mesmo dentro do nosso meio. Outra novidade é que a programação passa a incluir peças teatrais, preparando o terreno para a transformação do Mix em algo mais amplo, um festival de cultura, o que deve acontecer em 2012.

E tem as festas, claro. Afinal, ferver com os amigos cinéfilos e conhecer gente nova é sempre divertido. Na abertura, daqui a pouco no The Society, quem marca presença é a dupla Arisa [foto], de Israel, que faz uns vídeos superdivertidos [como este, este e este] e é um dos ícones da cena gay de Tel-Aviv. Vale dar uma olhada nos clipes no YouTube - e encher os olhos com a beleza estarrecedora de Eliad Cohen, o bofão da direita, que tem lugar cativo no meu pódio de machos mais perfeitos do planeta.

A programação do festival, você encontra aqui.

2 comentários:

S.A.M disse...

Ah, se não fosse minhas duras semanas de provas eu acompanharia a programação.

Valeu pelas dicas! Abração!

roberto.sp disse...

Detesto o mix Brasil... não contribui em nada com o movimento gay, só serve para encher o bolso de seus idealizadores.