quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Minha primeira matéria publicada

Hoje tive minha primeira reportagem publicada no Estadão. E já comecei escrevendo sobre algo de que gosto muito: comida. Quando estive em Santa Cruz do Sul, descobri que a cidade estava criando um selo de origem para as suas cucas. Para quem não sabe, a cuca é uma espécie de pão doce de origem alemã, muito comum na região Sul do Brasil. Achei que a ideia de uma "cuca D.O.C." poderia render uma boa pauta. Fiz um texto mais conciso para o Curso, e fui conversar com o pessoal do Paladar, o caderno de gastronomia do jornal. Eles se interessaram. Expandi a minha apuração sobre as cucas, falei com outras fontes dentro e fora de Santa Cruz do Sul e fiz um segundo texto, dividido em retrancas, com uma pegada mais próxima à do suplemento, que tem um certo "molho" de revista. A matéria ganhou a capa e ocupa as duas páginas centrais do caderno - os meus textos estão na página P4. Pena que meu nome não pôde aparecer: a coordenação do Curso proíbe os focas de assinarem as reportagens publicadas no jornal. Mesmo assim, estou feliz. Mais um pequeno passo da minha nova carreira! [Quem não estiver com o jornal impresso por perto pode ler a matéria no site do Paladar, aqui]

9 comentários:

Lucas disse...

Muito foda, Thiago! Sério, que orgulho! Resolvi trocar de profissão também e em breve serei um foca como você. Não preciso dizer que rola toda uma identificação, né? E tipos CAPA? Really? Como se diz aqui em Porto Alegre: muito afudê (aka do caralho).

Meus parabéns!

Luciano disse...

Parabéns, cara! Super legal ver isto, principalmente para quem vem acompanhando seus passos, mesmo de longe.
BTW, adoro cucas e tenho uma receita de cuca de banana que é de virar os olhinhos...
Muque de Peão

Toni Massuda disse...

Parabens, Thiago!!!
Que esta seja apenas a primeira de muitas materias publicadas, capa ou não.
Beijos e sucesso.

Adriano Queiroz disse...

Parabééééns!!!!

Vanessa Kiyan disse...

Thi, super parabéns! Fiquei feliz e orgulhosa por essa conquista! Muito bacana saber que você segue atrás do seu sonho e já tem colhido parte dele!
Beijão!
Vanessa

Bokapiu disse...

Parabéns, Thi! É só o primeiro passo, mas te quero no suplemento cultural ou de turismo. Aí sim, ganham os leitores, ganhamos nós!

Renato disse...

Que bacana Thiago! Parabéns!

Marco disse...

Parabéns Guri. Aqui no Paraná os descendentes germânicos me ensinaram a comer cuca (também) com churrasco. No começo fiz cara feia pra idéia, mas o negócio é bom mesmo.

Italo Lopes disse...

Sou super devorador de cucas, em Floripa tem umas incríveis tb... me permito detonar a dieta aos sabores das cucas...