segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Thiago Lasco, por Talita Duvanel*

Já parecia um veterano naquela quinta-feira, quando o vi pela primeira vez. Ele explicava a outra candidata como chegar aqui no Estadão. A moça não virou Foca, mas descobriu o melhor trajeto para o jornal. Quem sabe ano que vem eles se encontrem de novo; veteranos sempre recebem novatos.

Notei 33 anos naquele rosto maduro com uma barba desenhada, cabeça quase nua, com apenas poucos cabelos claros. Ingenuamente, achei que se tratava de alguém que participaria da seleção junto com o coordenador do curso. Preconceito achar que é preciso ter 20 anos para arriscar.

Duas semanas depois, estávamos juntos de novo. Entre neo-adultos de vinte e poucos anos, ele trouxe na mochila duas faculdades, um registro na OAB, um conhecimento incrível sobre meios de transporte de São Paulo (e do meu Rio de Janeiro também), além de um guia mental de restaurantes das duas cidades. Para mim, muita sorte. Ganhei um professor.

- É só pegar o ônibus X, descer no ponto Y e andar até Z. Talita, eu entendi o que você quis dizer, mas essa gíria não é usada aqui. Aquela sorveteria perto da sua casa tem um dos melhores sorvetes da cidade, viu?

Morro de saudade quando ele fala com carinho (e propriedade!) da minha terra. Nunca esquecerei o dia de uma palestra sonolenta em que me cutucou e mostrou um papel recheado de bairros do Rio, aqueles que a gente costuma desconfiar que nem Deus lembra. A sua carioquice latente me disse, naquele momento, que no fundo eu estava perto de casa e dos amigos que deixei.

Ele prova a mim e aos outros 28 que aquela história contada no primeiro dia sobre direito, atropelamento, mudança e jornalismo dá lide.

E o resto da matéria, ele vem nos contando a cada dia.

Talita Duvanel, 25 anos, jornalista carioca, veio a São Paulo para o 22º Curso Estado de Jornalismo. Quando tivemos que fazer o retrato de um colega de classe, ela me escolheu. Fiquei honrado!

7 comentários:

Talita Duvanel disse...

Eu que fiquei honrada! ;)

Fernando disse...

"Aquela sorveteria que tem perto da sua casa é uma das melhores da cidade, viu?" é a frase mais Thiago Lasco EVER. Sorte a minha que Thiago mora em SP, senão uma bola eu estaria.

Beijos,
Fer

Lobo disse...

Sempre bom receber elogios assim, não é? XD

MM disse...

Três retratos de si mesmo e um texto samba-exaltação. Depois diz indignado que o blog não é autoglorificante. A autora do elogio não merecia pelo menos uma fotinho? Ô dó! Tudo muito divertido.

Thiago Lasco disse...

Que bom que você gostou, MM. Eu também estou me divertindo bastante! ;^)

Anônimo disse...

curioso p ler o seu relato sobre um de seus colegas de trabalho...

Thiago Lasco disse...

Eu não tinha pensado nisso, Anônimo. Será que é interessante para os leitores do blog? De qualquer maneira, como o retrato dá nome ao retratado, eu teria que consultá-lo antes de publicar o texto aqui...