quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Um delicioso déjà vu

Sabe aquela capital que é unanimidade quando o assunto é fervo no verao? Aquela cidade para onde todo mundo toma um aviao quando está precisando de um bom fim-de-semana de sol, festa e azaraçao? Onde as pessoas sao mais relaxadas, sorriem mais, andam de bermuda e chinelos o tempo todo e quebram todos os protocolos? Onde corpos dourados flanam para cima e para baixo, olham-se uns aos outros de um jeito maroto e puxam conversa espontaneamente? Onde paira no ar uma irresistível nonchalance que é parte do espírito local? Se voces pensaram na Cidade Maravilhosa, chegaram onde eu queria. Barcelona é o Rio de Janeiro da Europa.

Para completar o déjà vu, a cidade mais vibrante da Espanha está recebendo nao um, mas dois megafestivais gays: o Loveball (de 1 a 7/8) e o Circuit Festival (de 4 a 11/8). Ou seja, quem está em Barcelona agora vive o típico frenesi de um Carnaval carioca, com pencas de festas e eventos rolando ao mesmo tempo. Com seus cartazes espalhados por toda a cidade (o Loveball mostra um fofo imigrante brasileiro chupando um pirulito em forma de coraçao, enquanto o Circuit aposta no astro pornô François Sagat), os dois festivais disputam a atençao, os euros e os neurônios de um exército de bees que veio de todos os cantos do mundo e deixou ainda mais viada uma cidade que já era totalmente gay. Barcelona ovula, e mesmo quem está gastando sua energia com parcimônia (porque sao muitas e intensas as jogaçoes) nao consegue escapar do fervo.

Ontem à noite, por exemplo, troquei uma pool party que iria até 5h da manha por um drink no Hotel Axel, e me surpreendi com o lindo deck do terraço completamente apinhado de bees que entornavam tacinhas e tricotavam ao som de boa house music. No Eixample, bairro adotado pelas culegas de classe, cheio de bares coloridos e lojas multimarcas com os objetos de desejo de toda bee globalizada, é só ir andando e os flyers começam a se acumular na sua mao. Chega uma hora em que é preciso parar a caminhada e fazer uma triagem para processar tanta informaçao.

No entanto, por maior que possa ser a tentaçao de sucumbir ao gueto, Barcelona é rica demais para isso. Fundada pelos cartagenenses e depois ocupada por romanos, visigodos e muçulmanos, a cidade é o resultado do cruzamento de todas essas referências, que se manifestam na incomparável arquitetura, na culinária e na cultura de forma geral. Dos prédios emblemáticos projetados pelo mestre modernista Antoni Gaudí às irresistíveis lojinhas descoladas que se espalham pelas ruelas tortuosas dos bairros que formam a Ciutat Vella (Barri Gòtic, El Raval e Born), há muito o que ver e descobrir. E o melhor: a brincadeira sai pela metade dos preços de Paris, com bons restaurantes que fazem menus do dia com dois pratos, sobremesa, vinho e café a módicos 9 euros. Nem preciso dizer que já providenciei a remarcaçao da minha passagem de volta. Barcelona alucina, enfeitiça, pega você de jeito. Exatamente como o Rio de Janeiro.

11 comentários:

Lindinalva Zborowska disse...

Ahhh!!! Agora me decepcionei... "Menu Turístico" não dá... Vamos achar os sabores locais de Barcelona fio e fazer um chup-chups da hora também!! Um beijo e me liga, fio!!

Ricardo disse...

Que pena, chegarei ai no dia seguinte ao término do festival 13/Ago. Só espero não encontrar todo mundo de ressaca. De qualquer maneira, divirta-se e aguardo seus comentários sempre muito concisos. Abraço.

Luís disse...

A cidade por si só já compensaria, mas aí ainda tem... a água! A maior faixa de praias urbanas da Europa! To adorando... Os cartazes do Circuit Festival tao até por Madrid! Com AVE levando 2 horas pra chegar em BCN, todo mundo deve vir msm.

Anonymous disse...

ALEM DE LINDO, SIMPATICO E INTELIGENTE, AGORA VIAJADO!! QUERO CASAR COM VC!! SORRY ...BRINCADEIRINHA... QUERIA UMA DICA DE HOTEL OU ALBERQUE AI EM BARCELONA ( SOU ESTUDANTE, SABE COMO É NÉ) OBRIGADO E APROVEITE BEM...BEIJOS

Gui disse...

Todo dia eu recebo email do Loveball. E nao há como não rir da nacionalidade muito bem destacada do mocinho que faz a propaganda do evento.

Se joga, Thi.

uomini disse...

Fechando com chave de ouro! Beijos!

Anonymous disse...

Meu caro,

tenho lido seus 'insights' desde q cheguei a Paris, (vindo de NY, onde moro) ha umas 3 semanas. De la, passei por Praga e agora estou em Viena. Daqui a dois dias, sigo pra Berlim. Entonces... aquelas dicas 'calientes' de Berlim... sera q voce nao poderia me fornecer tb... antes de publica-las aqui no seu blog?
Danke

Meu email: ilumminnado@yahoo.com

Alberto Pereira Jr. disse...

uma maiga vai se mudar para Barcelone mês q vem.. outors que ja foram recomendam :)

Anonymous disse...

Ápices de deslumbramentos!!!!

Anonymous disse...

Thi tudo bem?eh o Beto que mora nz NZ to indo pra Europa agora mes que vem e pensando seriamente em ir Berlin tambem preciso desse email babadex hehehe manda pra mim please ...to decidindo ainda se pego as festas de fechamento de Ibiza ou se me joga em Berlin me da um help

betoboysp@hotmail.com Beijao

Anonymous disse...

QUERIDO....DEPOIS DE LER SEUS TEXTOS...ESTOU DIVIDIDO ENTRE ESTAR APAIXONADO OU ESTAR APENAS FELIZ....
PARABENS...VOCE ME FEZ VOAR..SONHAR..E CAIR NA REAL...DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL....LOVE V