quarta-feira, 23 de maio de 2007

Em breve, neste blog não-gay: miniguia para a Parada

Muitos dos textos que escrevo aqui fazem comentários sobre a noite ou o mundo gay, mas este não é um "blog gay". Também não haveria nada de errado se fosse: acho até que faltam pessoas que escrevam textos de qualidade sobre o assunto. O site Mix Brasil pode ser nota dez em termos de agilidade e informação, mas ficar lendo o tempo todo que tudo é "absurdinho", "loucurinha" ou "fofito" não dá. É uma praga que começou com a Erika Palomino e suas "tendencitchas", infestou o Mix e hoje afeta até o Cena Carioca, onde tudo é "absurdinho" ou "conceito" (?).

Por outro lado, também não vou falar mal deles porque, apesar desses detalhes e mesmo dos erros de português que não são raros, eu leio todos e gosto de todos. E reconheço que, neste blog, muitas vezes eu também peco, caindo no outro extremo: meu português sai rebuscado demais, correto demais, e acaba soando meio formal, pesado. Uma herança maldita da advocacia, da qual pretendo ir me livrando conforme os caminhos do jornalismo forem se abrindo para mim.

Eu digo que "este não é um blog gay" porque nunca quis me limitar a ser um cronista do mundinho: com o tempo, meus temas acabariam se tornando repetitivos e eu cansaria. E tem uma série de outros assuntos que me interessa discutir, e que ficariam deslocados aqui se o blog tivesse uma "linha editorial gay". Quero falar de tudo que eu curto: de comida e restaurantes, de viagens, de música eletrônica, de roupa, de comportamento (não só o das tribos da boate). E até de algum fato do cenário político ou econômico, embora esses campos não me atraiam muito. Sem muito compromisso com nada. Afinal, escrever aqui deve ser, antes de tudo, algo prazeroso.

Feito esse enorme parêntese, adianto que os próximos posts serão de grande interesse para os gays, especialmente os de fora de São Paulo. A cidade está em contagem regressiva para mais uma Parada Gay, e a cada ano que passa há mais festas e eventos em torno dela, atraindo um número cada vez maior de pessoas. Não é exagero dizer que o Corpus Christi tem para o meio gay paulistano o mesmo peso que o Carnaval tem para o carioca: os hotéis ficam praticamente todos lotados, as ruas transbordam de novos corpos e sotaques e o clima é de euforia constante. As academias de ginástica já estão todas impraticáveis...

Tudo isso pode ser muita informação junta para quem quer viver ao máximo esses quatro dias que passam tão rápido. Especialmente se você não é daqui, não vem sempre e não domina a cidade. Por isso, para situar melhor aqueles que vêm de fora, vou fazer aqui no blog uma série de posts dando o serviço completo, desde as principais festas marcadas até boas opções de restaurantes para todos os gostos e bolsos, sem deixar de lado algumas sugestões de passeios entre uma jogação e outra, afinal São Paulo é uma cidade que tem muita coisa para ser vista e aproveitada.

Aguardem!

6 comentários:

Anonymous disse...

To aguardando ansioso as noticias da Parada de Sampa, com ceteza uma das maiores e melhores DO MUNDO, senao a MELHOR. Isso falo depois de ter experiencias em outras paradas como NYC, Toronto e este ano SFO (que acredito nao ser nem a metade da nossa).
Soh nos falta uma conotacao mais politica aliada a toda a diversao que a parada nos proporciona. Falta o sentido de uniao e de inconformismo com os preconceitos existentes. Falta "levantar a bandeira" sem precisar "dar muita bandeira". Nada contra as "pintosas", mas tb nao precisamos colocar travestis com silicones de fora nos carros de som...
Suppress
FXXXX

Andre Garça disse...

O Cena Carioca também te ler! =P

Fred Pill disse...

As pessoas ficam implorando rótulos, escreve sobre o que vc quer, quem te lê é pq gosta. Ou faz como eu, desconstrói tudo pq o povo tb gosta! Gay é pop!

uomini disse...

"correto demais"...??????
Gato, seu blog não é pras analfabetas!
Para elas a APAE tem uns programas ótimos, no domingo, depois do after!kkkkkkk

Gui disse...

Ainda bem que eu frequento esse blog ultra pop... ;)

Eu não sou tão leigo de SP assim, mas minha visão se resume a esses eventos especiais. E eu quero aproveitar tudo, né? Rs...

Jr disse...

Olha acabei de descobrir seu blog.... nao li as dicas sobre a parada por que acho que devo conhecer grande parte dos lugares e tb pq nao estou em SP esses tempos.... mas adorei esse texto em que faz uma mini-análise dos sites que cobrem o "mundo gay" e de seus vícios modernos linguísticos ...heheh.... se posso classificar assim essa mania de "loucurinhas".... queria tb convidá-lo (e os leitores deste blog tb) a visitar meu blog, que criei há pouco tempo... ele tem lá seu toque gay mas minha idéia é fazer algo mais universal .... gostaria mto que desse uma olhada e opinasse sobre o projeto (explico direitinho no "about") a URL é blogdojunior.wordpress.com

abs,
Jr