terça-feira, 10 de abril de 2007

Rio de Janeiro, nós vamos invadir sua mesa

Tenho observado que está rolando um intercâmbio gastronômico bastante intenso entre São Paulo e Rio de Janeiro - mais precisamente, de restaurantes paulistanos inaugurando endereços em solo carioca. Os pioneiros dessa leva foram a chef Carla Pernambuco, que montou um Carlota na charmosa Rua Dias Ferreira, no Leblon, e o restauranteur Rogério Fasano, que abriu em Ipanema dois endereços badalados, o classudo Gero e a moderninha Forneria - ambos repetindo o bom desempenho das casas-mãe em São Paulo.

Mais recentemente, três outras casas que são sucesso de bilheteria em Sampa resolveram abrir seus braços sobre a Cidade Maravilhosa. O Ráscal, cria chique da rede Viena, levou seu ravioli Ráscal e sua deliciosa mesa de saladas e antepastos para o novo Shopping Leblon. O japa ocidentalizado Nakombi abriu uma filial cheia de bossa no Jardim Botânico, na Rua Maria Angélica (o corredor gastronômico do momento, com o badalado chinês Mr. Lam, a venerada pizzaria Capricciosa e o eterno hit Gula Gula). E amanhã, no mesmo quarteirão do Nakombi, será parido o primeiro filho carioca da rede de pizzarias Bráz.

A julgar pela calorosa acolhida que os outros visitantes de fora tiveram, a Bráz tem tudo para ser sucesso. O Nakombi está sempre movimentado; no Ráscal, é praticamente impossível comer nos fins de semana, tamanha a fila de espera que se forma. Com todo esse novo fervo em torno do Jardim Botânico, a Bráz não tem como errar - basta não esquecer de comprar alguns vidros de catchup, para os cariocas salpicarem por cima das redondas... (desculpem, não resisti!)

Se os pratos de São Paulo estão "causando" no Rio, é curioso lembrar que a contrapartida normalmente não acontece. Pesos-pesados da gastronomia carioca deram as caras por aqui e foram recebidos com indiferença, fechando as portas em pouco tempo.

O melhor exemplo disso é o Gula Gula, verdadeira instituição do Rio, famoso por suas saladas estilo salpicão, tortas e grelhados. Nem tendo escolhido a badalada Rua Amauri para abrir seu ponto, a casa conseguiu vingar. O Doce Delícia, outro queridinho dos cariocas e responsável pelos melhores bolos da cidade, saiu do Morumbi Shopping da mesma forma que chegou: com uma mão na frente e a outra atrás. Mesmo o Joe & Leo's, eleito o melhor hambúrguer do Rio de Janeiro por vários anos consecutivos, ainda sobrevive por aqui, mas não despertou a curiosidade dos paladares paulistanos. A única exceção de sucesso recente nesse mundo de bolas fora foi o bar Devassa, que abriu na Alameda Lorena e vai muito bem, obrigado - consagrou-se como uma das melhores happy hours dos Jardins.

Por que os paulistanos fazem sucesso tão fácil no Rio e os cariocas têm mais dificuldade de emplacar em São Paulo ? Explicações bairristas ("paulista entende de comida, carioca não sabe comer") não satisfazem: a verdade é que as duas cidades têm características e vivem momentos diferentes. Na Zona Sul carioca, os lugares "objeto de desejo" estão concentrados estrategicamente, em poucas ruas - vide Ipanema, onde a pé você consegue ir a todos os lugares que importam no bairro. E a cidade parece viver um momento de euforia, está ávida por novidades, lugares novos não param de pipocar. Já São Paulo tem uma cena gastronômica tão gigantesca e tão dispersa que é preciso chegar com estardalhaço e ser simplesmente espetacular para chamar a atenção do paulistano - tão exigente, tão acostumado ao melhor e, por isso mesmo, tão blasé.

3 comentários:

Gui disse...

Concordo com tudo. Até com o catchup na pizza...rs

Há pouco tempo abriu uma Grappa em Ipanema e quinta abre Mortadella Sanduicheria no Centro. Pra todos os gostos. Aliás, quando tentei ir ao Ráscal, a fila era de 3 horas....o erro!

Mas costumo dizer que SP tem tantas opções que, quando vou aí, acabo indo sempre nos mesmos lugares pra não confundir a cabeça.
E carioca tem isso de gostar de fazer tudo sempre igual, mesmo boteco, mesmo garçom, mesmo que seja uma merda. Por isso a Guanabara tá lá há décadas.

Ah, só pra constar, aqui a gente diz que o Devassa é boteco de paulista. Por isso deve ter dado certo nos Jardins...

Vítor disse...

Bem, eis meu primeiro comentário, hehe.

Eu acho que o Doce Delícia e o Gula Gula talvez sejam excessivamente cariocas para SP. Não conheço restaurantes do mesmo estilo em SP (se houver algum, me corrija). Acho que essa coisa mais natureba e casual não é muito a cara da cidade. Um exemplo de casa carioca que se deu muito bem em SP, por seguir um padrão bem mais paulistano, é o Antiquarius.

Ah, não pode esquecer o Fasano Al Mare, que está para abrir no Hotel Fasano da Vieira Souto. Esse aí será sucesso absoluto. Tem a grife Fasano e, para completar, não é exatamente uma filial, já que é o primeiro "Al Mare".

Bjs!

CARIOCA VIRTUAL disse...

Thi, SAUDADES! NÃO FALAMOS MAIS DEPOIS DA E.JOY!

Apareça no msn!