terça-feira, 23 de agosto de 2011

O fim do período sabático

Depois de treze anos de muita ralação, era justo que eu desse uma desacelerada e tirasse um tempinho para mim. Pela primeira vez na vida, eu me vi sem nenhum compromisso ou obrigação fixa. Dormi e acordei mais tarde. Li mais jornal e fui mais à academia. Viajei. Fiz coisas que nunca pudera, como percorrer a ciclovia da Marginal até Interlagos e dar um giro pelos principais bancos do mercado, atrás da melhor remuneração para minhas economias. Resolvi algumas pendências, incluindo a Carteira do Trabalho, que eu ainda não tinha. Aguentei o último filme do Lars Von Trier até o final da sessão. Conheci muitos restaurantes novos, sendo que alguns renderam assunto para o blog. Permiti um descanso do próprio blog, como vocês devem ter percebido.

E foi ótimo. Aproveitei cada minuto dessa pausa. Não senti a menor culpa de ficar debaixo do edredom, enquanto os demais mortais enfrentavam o frio da rua a caminho do trabalho. No fundo, eu sabia que os momentos de ócio seriam mais escassos quando a carreira de jornalista começasse a engrenar, então tinha que aproveitar essa chance. Todo mundo deveria se dar o luxo de um retiro sabático de vez em quando.

Agora minha folga está chegando ao fim. Fui aprovado para o Curso Intensivo de Jornalismo Aplicado do Grupo Estado, responsável pelo jornal O Estado de S.Paulo. O curso, oferecido uma vez por ano a 30 jovens jornalistas, compreende pouco mais de três meses de treinamento, em período integral. Além de aulas e palestras, terei a oportunidade de participar da rotina da redação. Vou aprender muito, conhecer bastante gente, tenho certeza de que será uma experiência incrível, por menos que eu saiba sobre o que me espera por lá. Essa nova fase da minha vida começa no dia 1º de setembro. Estou muito feliz.

Será também uma boa oportunidade para repensar os caminhos deste blog. Ao longo dos últimos cinco anos, procurei desenvolver um estilo e deixar minha marca. Meus textos são longos; depois de burilar aqui e aperfeiçoar ali, eles levam horas para ficar prontos. Faço assim porque gosto, mas a nova rotina vai me levar a rever esse método. O ritmo da redação vai me condicionar a pensar e produzir com mais rapidez - e, de qualquer maneira, deixará menos tempo para o blog. Talvez seja hora de me render a um formato mais leve, ágil, com postagens mais ligeiras e maior possibilidade de interação com os leitores. Como tem sido no Facebook, onde escrevo coisas menores e acabo recebendo um feedback muito maior. Para durar, é preciso saber se adaptar aos novos tempos.

8 comentários:

Anonymous disse...

Boa sorteeee! Gui Sillva

Luciano disse...

É um período que se encerra e outro que começa. Boa sorte!
Muque de Peão

Fábio Carvalho disse...

BOA SORTE e SUCESSO!!
njos

Anonymous disse...

Parabéns pelo novo trabalho!!!
Estávamos com saudades de seus comentários!!!
Fernanda

Anonymous disse...

Parabéns e boa sorte na sua nova jornada e como você mesmo comentou: mudanças são necessárias, as vezes.

isa disse...

Thi, gosto de você aqui e no facebook também! Seja onde for, procure ter um espaço pra você escrever o que quiser - nem que seja um diário!
Parabéns novamente pelo curso, vai ser um super aprendizado e tenho certeza de que você vai crescer pra caramba com essa experiência.
Grande beijo e boa sorte na nova empreitada!

Wans disse...

Parabéns pela conquista, gato. E como assim aguentou o último de LVT? Eu amei Melancolia. Sério!

bjo

Toni Massuda disse...

Curtos ou longos, rasos ou pretenciosos, bem-humorados ou reflexivos, ágil ou arrastado, fáceis ou incompreensíveis.
Adoro os textos e o jeito que voce escreve...Espero poder não sentir falta do blog nem de ti.
Beijos,
Toni.