quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A redenção da Koni Store

As temakerias chegaram a São Paulo em 2004, três anos antes de virarem febre Brasil afora. A primeira grande rede, Temaki Express, conquistou os baladeiros como uma opção leve, rápida e barata de lanche na madrugada - mas o arroz era ruim, o peixe tinha gosto de congelado e o salmon skin estava mais para "assolan skin", pois parecia uma palha de aço. Dois anos depois, surgiu no Itaim uma temakeria chamada Ícone, e nela finalmente me encontrei, elegendo o temaki do chef (salmão, shimeji e cream cheese) como meu preferido.

No verão 2007/2008, a mania dos cones chegou ao Rio de Janeiro. A rede Koni Store começou a espalhar suas lojinhas laranjas pela Zona Sul e fui conferir. Achei a qualidade da comida bastante irregular e acabei preferindo os temakis da Yiá!, que disputava o público da Farme. Mas o céu acabou caindo sobre a cabeça deles: a fachada da lanchonete vizinha desabou, colocando um fim precoce à simpática lojinha, que era toda decorada com mangás.

Como eu tinha ficado com um certo bode da Koni Store, mantive-a na geladeira por um bom tempo. No domingo passado, decidi dar uma segunda chance a ela. Saí da praia apressado para o aeroporto e entrei na loja da Farme para pedir dois temakis de salmão com shiitake para viagem. Tive uma impressão bem melhor: os cones eram caprichados, com o peixe fresquinho e as lascas do cogumelo bem macias, e vieram recheados até a base. Gostei tanto que ontem, depois da aula, resolvi ir conhecer a bonita filial que a rede abriu na Joaquim Floriano. Dessa vez, provei uns temakis meio diferentões. E não me arrependi.

Primeiro chamei um Roast Tuna, com rosbife de atum crocante ao shoyu e mel. Novamente muito bem recheado, com o toque suave do mel nos muitos cubos do peixe. Depois, seguindo a dica da simpática Keila, escolhi o Hot Steel, temaki mais pedido do cardápio. No recheio, cubos de truta-da-patagônia envoltos numa finíssima e crocante massinha de harumaki e, para dar o arremate, cream cheese e uma inusitada palha de alho-poró. Gamei: a combinação é mesmo muito boa, e o resultado fica ainda melhor com um reforcinho extra de cream cheese (politicamente incorreto, eu sei!) e da tal palha de alho-poró. Bye bye, Ícone: agora já tenho meu novo temaki favorito.

13 comentários:

Rafael disse...

Boa, Thiago. Politicamente incorreto, sabemos. Temaki original não comporta cream cheese nem outros ingredientes ocidentais, mas o mundo anda tão chato, tudo tem que ser correto...

Me deixa comer temaki de paçoca com recheio de pé-de-moleque e vai encher o saco de outro!

Junior disse...

Ainda chegará o dia em que temakeria será uma opção. Por enquanto, somente numa bancada do Sushi Isao para saciar o "gafanhoto" aqui.
Mesmo assim, anotada a dica gastronômica.
Abs!

ludo disse...

Mas a qualidade do atendimento e alguns detalhes (prato e copo de papel) mantém como minha primeira opção a Temakeria & Cia na outra ponta do quarteirão.
Koni só mesmo quando a espera da Temakeria está muito grande.

Guy Franco disse...

As do Rio são um pouco mais baratas.

Camille disse...

Nossa o koni do Leblon fica lotadaço o dia todo, ja o do Sushi Mar da Campinas aqui, nao tem viva alma dia ou noite. Nao consigo entende a idéia de terem feito a temakeria ao lado do restaurante. Mas enfim, deve ter alguma logica e algum dia ha de dar certo, por que a comida deles é boa.
Bjos,
Cam

Priscila disse...

A Temakeria e companhia e Restaurante Japones para Gaidjins q comem Sushi com maionese e Morango,o politicamente incorreto...A Koni Store vende Konis mesmo...como esse maravilhoso Hot Steel q vc comeu!!!
Otimo atendimento e ambiente descolado
Dica Aprovadissima!!!
Abs
Priscila

André Mans disse...

amo temaki
mas tenho pensamento de gordo
gosto dos festivais
hahahahaha

bjo!

r.groove disse...

As vezes são meio irregulares de loja pra loja....

Ainda bem que o meu (na minha porta) e bom.. heheheheheh

Tiago disse...

O Roast Tuna é o meu preferido! Delícia, me deu vontade de comer um agora!

Anonymous disse...

Thiago, essa moda de temaki no Rio chegou há alguns anos e continua firme até hj. Mas vc acredita q aqui em SP vai pegar? vejo um monte de temakerias pipocando em toda parte nos melhores bairros de SP e na maioria das vezes completamente vazias...
abs
Alex Bez

mineirosampa disse...

Engano seu, Camille.
A al campinas se tornou uma opção para todos os bolsos e gostos. A "mercearia" do sushi mar é que vive às moscas, pois você entra, pede algum apetrecho, paga e leva pra casa...rs... Já a koni store da gomes de carvalho na v.olimpia, deixou a desejar...
bjus
ps: ah, tbém tenho pensamento e comportamento de gordo, adoooro comer até a sensação de explodir!!

Marcelo disse...

Talvez voce ja conheca, mas fica a dica - quase ao lado do Koni Store da Jau, tem um restaurante novo chamado The Salad Bar!

O lugar e agradabilissimo e as saladas super caprichadas!!

So nao peca o suco de maracuja, que eles tem a cara de pau de colocar no cardapio de Suco Especial, e cobrar R$ 7 por isso! Um roubo!

A comida e o ambiente valem a visita!!

SIDNEY BLACK disse...

O KONI DA JAU É MUITO BOM!! GOSTAVA MUITO DA TEMAKI EXPRESS MAS QUANDO PROVEI O KONI MUDEI O MEU CONCEITO! MUITO MELHOR QUE QUALQUER TEMAKERIA!! SAIU ATÉ NA VEJA COMO UMA DAS MELHORES DE SAO PAULO E OLHA QUE NUM FAZ NEM6 MESES QUE TEM AQUI EM SÃO PAULO!!
PROVE O KRIPS COM CREAM CHEESE E ME RESPONDAM DEPOIS O QUE ACHARAM...