segunda-feira, 2 de junho de 2008

Brigadeiro: o mundo mágico do leite condensado

Inverno é tempo de prazeres à mesa. O tempo frio abre o apetite e convida a pratos mais calóricos. Se você não é carioca nem mora no Rio, essa é sua chance de dar um tempo na disciplina alimentar e cometer algumas extravagâncias. Com tantos agasalhos, o corpo não fica tão exposto e dá até para ganhar uns 2 ou 3 quilinhos a mais. Depois, haverá tempo de sobra para eliminar os excessos da silhueta, bem antes do verão chegar. Afinal, a gente também precisa saber se permitir.

Eu tenho uns gostos culinários bem gordos, mas nada me deixa mais alucinado do que leite condensado. Sou completamente louco por qualquer doce que leve esse ingrediente, especialmente brigadeiros de todos os tipos, bolos e pavês. Quando eu preciso me dar uma recompensa - e essa semana pós-festas da Parada foi um exemplo típico disso -, eu tenho um endereço secreto onde consigo doses cavalares da minha droga predileta, em todos os formatos e variações possíveis. É uma pequena doceria em Pinheiros, que tem o sugestivo nome de Brigadeiro.

Você não podem imaginar a alegria que eu tive ao encontrar uma casa que era especializada justamente em doces com leite condensado. O produto mais vendido é um brigadeiro recheado com morango. Graúdo e suculento, ele derrete na boca a cada mordida - o contato direto com o pedaço da fruta e o suquinho que ela solta deixa o doce ainda mais gostoso. Não dá para explicar como esse brigadeiro é bom: os similares de outros lugares não chegam aos seus pés.

Há também diversas versões de copinho: as mais gostosas são o brigadeiro de nutella (é nutella, sem deixar de ser brigadeiro! deu para entender?), o de pistache (verde e com sabor bem acentuado, divino) e o surpresa, que é um brigadeiro branco bem mole com farofa de biscoito por cima. Outras opções no copinho são os sabores maracujá, damasco, morango e limão.

O leite condensado é usado ainda em vários bolos, tortas, pavês, pudins e sorvetes. O bolo surpresa (pão-de-ló, brigadeiro crocante, brigadeiro branco e farofa de biscoito) é melado e bem macio, o bolo de brigadeiro com chumbinhos (bolinhas crocantes) é um clássico, o mas meu predileto será sempre o pavê delícia: a doçura mais suave do pavê é completada à perfeição pela calda de leite condensado que é servida por cima e escorre pelos lados. Uma obscenidade.

Além dos doces, eles ainda servem algumas saladas (para atenuar a culpa dos clientes, imagino), salgados e boas quiches (queijo gruyère com cenoura e bacalhau com milho verde, entre outras sob encomenda). Tudo num ambiente ultrafofo, que parece uma casinha de boneca, com jardim de pedrinhas e até um viveiro com três simpáticas tartarugas. Esse precioso tesouro fica escondido na Rua Padre Carvalho, 91, atrás do bar Pirajá da Av. Brigadeiro Faria Lima. Cardápios, fotos e outras informações aqui.

20 comentários:

Daniel disse...

Eu querendo parar de comer doce e você me faz um Post sobre brigadeiro???? Eu vou esganar vc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! hehehehe

Daniel Ozório

Too-Tsie disse...

Eu tambem me jogo no leite condensado. O brigadeiro só me desagrada o granulado que eu dispenso.
Sabe o que eu adoro? Aprendi a tomar espresso sem açucar com o namorado, mas vez ou outra, jogo um pouquinho do leite condensado e fica divino.

Ahhhhh valeu a dica, preciosa mesmo hehehehe. To doido pra conhecer aquela casa de sucos do Cidade Jardim que vc mencionou.

Clebs disse...

Casaco? O que é isso? Acho que usei alguma vez aqui no Rio. Se bem que por aqui, bate um vento e o carioca usa até cachecol.

Como assim se permitir? É no inverno que se malha e se fica gostoso e se joga no pesinho....não pode parar! O verão é cruel!

Ah, só para dar um toque bobo, estou indo para Sampa sexta com a sapa....tendo alguma dica bacana, grita aé!

Abração!

Paulo disse...

Sacanagem, Tiago... Eu era daqueles que abria a geladeira e virava a lata de leite condensado pura na boca!! Agora que estou na fase ultra diet, nem chego perto dos docinhos!! Mas confesso que abri o link só pra dar uma olhada nessa doceria, e tô salivando até agora!!! Sacanagem...

italo. disse...

vou no sábado comer o de pistache que vc falou... bjssss

Anonymous disse...

Como leitor recente, juro q nunca ia imaginar um post como este ... rs!
Se bem q acabei de ver q você falou 17x em comida ... eh um assunto comum, eu q toh perdido!
Vou passar lah esta semana!
abraços

www.celsodossi.blogspot.com disse...

Já comeu o brigadeiro na colher do Capim Santo?
Tem a versão verde também (brigadeiro de capim santo), mas não curto, não. Leve gosto de gengibre.
Experimenta lá e depois me conta.
Ah, e tem tapioca com doce de leite também :P

Jack disse...

Afe, nem me fale, sou viciado nesse negócio também. Sou capaz de tolerar uma festa infantil chatinha só por causa do brigadeiro (y otras cositas más). E esse inverno eu ando exagerando tanto... acho que nao haverá tempo hábil até o verao.

Antonio disse...

Ow!bem que este post deveria vir como uma tarja:

"RECOMENDAÇÃO: não leia este post caso esteja com muita fome! - Risco de lamber o monitor!"

hahahah...adoro brigadeiro!

abração!

Gustavo Miranda disse...

Não quero ver ninguém falando que vai ficar um mês inteiro só no atum, hein!
nham!nham!nham... eu quero brigadeiro, hoje é meu aniversário!

Lindinalva Zborowska disse...

Me tenho cada receita fio!! Vc nem ia acreditar... Affff!!! que babado!!

K. disse...

Não sei se foi a larica (shhhh), mas em uma viagem à praia, um casal de amigos fez um doce que era ótimo... se não me engano, era bem simples. bater no liqüificador leite condensado, creme de leite e gelatina incolor diluída (1-1-1) e depois colocar no congelador...

O brigadeiro eu dipenso, posso? Não é desfeita, é que não suporto chocolate. Nem o cheiro!

Mogli disse...

Experimente então leite condensado com farinha láctea. Misture uma medida de cada e deixe no freezer por meia hora...superb.

André disse...

Socorro, engordei só de ler o post.
just kidding, baby.
Adorei cada linha.
E por causa da sua matéria na DOM sobre 24h em SP, estamos pensando seriamente em passar uns dias aí em juho, só para conferir todo o seu roteiro.
Parabéns mais uma vez!!!

Dan Rodrigues disse...

hummmm pára de falar essas coisas aki! É proibido! :)
hhihi

Bjão!!! e te aguardo sexta.

Paulo disse...

Ai caramba, entra logo outro post, por favor!! Toda vez que volto aqui e vejo o post do brigadeiro começo a salivar... Não vale!!!!!


abração!

uomini disse...

Tem cada brincadeira erótica com brigadeiros, hummm... depois te conto ;-)

Leandro disse...

putz! adoro brigadeiro de panela, daqueles com gosto de sessão da tarde, sabe? huuum

Thiago, cara, seus guias são de uma utilidade incrível, viu? Em breve eu blogo e dou os créditos.

Beijos

Thiago Clayton disse...

Thiago, eu sou expert em brigadeiro de chocolate, aquele simplesinho mesmo. Apesar de que faz tempo que n�o fa�o. Quando vier aqui ao Rio de novo, vou fazer um pra voc� (que os lights, diets e afins n�o me ou�am). Gra�as a Deus n�o sou muito chegado a doces, mas tenho que confessar que meu calcanhar de aquiles eu quind�o enorme (que eu n�o divido com ningu�m), tem coisa melhor?
Thiago Clayton

Gui Sillva disse...

chegou a sair água da boca!
coisas de chocólatra assumido!
bjo